Workshop e Mini-Concerto de Shakuhachi e Tenpuku em São Paulo!!!
■ DIA/HORÁRIO/LOCAL
Local: Associação Cultural Kagoshima do Brasil (Kagoshima Kenjin-kai)
Endereço: R. Jurupeba, 199, Jabaquara, São Paulo. Próximo à Estação Jabaquara.
- 100 reais (workshop + mini-concerto, assistir como ouvinte)
* pagamento: PIX ou transferência bancária. Solicitar a chave do PIX no momento da inscrição. A incrição somente é concluída após o pagamento.
INSCRIÇÃO/CONTATO: fuchigami@shakuhachi.com.br
■CONTEÚDO DO WORKSHOP
- Breve estudo sobre a história do shakuhachi e do tenpuku
- Exercícios básicos e técnicas simples de sopro e digitação do shakuhachi (nível iniciante e intermediário)
- Peças meditativas Koten Honkyoku (estilo do Yokoyama Sensei)
- Mini-concerto com peças tradicionais e contemporâneas do Shakuhachi e peças tradicionais do Tenpuku
■SOBRE O SHAKUHACHI E O TENPUKU
O shakuhachi é uma flauta de bambu tradicional japonesa, que originalmente fazia parte da música da Dinastia Tang (China). Foi introduzido no Japão no século VII , a partir da Península da Coreia, juntamente com outros instrumentos musicais utilizados no gagaku. Durante o período feudal se difundiu pelo Japão como parte das práticas espirituais dos monges budistas da Seita Fuke. Entretanto, no início da Era Meiji, com a introdução da cultura ocidental e a modernização do Japão, a seita foi extinta pelo governo. A partir de então, o shakuhachi deixou de ser concebido como ferramenta religiosa e passou a ser tocado como instrumento musical. No Brasil, o shakuhachi foi introduzido a partir de 1908 pelos imigrantes japoneses.
O tenpuku é uma flauta de bambu típica da Província de Kagoshima, herança da cultura musical dos samurais dessa região. O universo simbólico do tenpuku está relacionado com o shintoísmo e o confucionismo, e o único lugar onde sua tradição é praticada desde o remoto passado até os dias de hoje sem interrupção é em Kagoshima, permanecento inalterado como um instrumento regional. A fabricação e o repertório do tenpuku praticamente não sofreram alteração ao longo do tempo, sendo considerado um “fóssil musical”.A oportunidade de contato com a sua verdadeira tradição é extremamente rara.
Doutor (PhD) em Música pela Tokyo College of Music (TCM). Estudou shakuhachi com os professores Kaoru Kakizakai e Kuniyoshi Sugawara. Trabalha como Pesquisador e Administrador do Instituto de Etnomusicologia da TCM e como intérprete de shakuhachi na orquestra de instrumentos tradicionais Pro Musica Nipponia. Membro da JSPN (Japan Shakuhachi Professional-players Network). Professor licenciado (Shihan) pelo The International Shakuhachi Kenshu-kan. Membro da Associação Tenpuku de Kagoshima. Suas áreas e temas de pesquisa são: Etnomusicologia, Imigração Japonesa, Performance de Shakuhachi e Tenpuku.
A flauta está inclusa no valor da inscrição?
ReplyDelete