SHAKUHACHI
No Brasil
o shakuhachi foi introduzido pelos imigrantes japoneses no início do Século XX,
e, inicialmente, era praticado somente pelos imigrantes e seus descendentes. Atualmente,
por influência do processo de internacionalização do shakuhachi, no Brasil o
instrumento tem conquistado cada vez mais praticantes entre não-descendentes de
japoneses.
A sonoridade do shakuhachi é sempre um convite à meditação e espiritualidade, sobretudo quando se tem contato com o repertório honkyoku. Entretanto, seu mundo não se restringe à herança dos monges: seu brilho artístico e musicalidade se destacam também no repertório soukyoku e jiuta, quando é tocado junto com seus companheiros koto (cítara japonesa) e shamisen (banjo japonês). Além disso, o shakuhachi é indispensável como acompanhamento na canção folclórica minyo, e tem um papel de destaque na música moderna e contemporânea. Quem passar o início do ano no Japão, certamente o fará ao som da música Haru no Umi, tocada sempre nas celebrações de Ano-Novo.
Embora atualmente seja tocado por pessoas de todo o mundo, e empregado em gêneros musicais diversos, o shakuhachi conversa melhor sempre em seu idioma original, a música tradicional praticada pelos nossos ancestrais japoneses. Vamos preservar a beleza do shakuhachi!
Mais informações, entre em contato: ichiondojo@gmail.com
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