PROFILE


渕上 ラファエル広志

ブラジル出身。カンピーナス州立大学芸術学部でフルートを専攻した後、尺八に転向し、同大学大学院で修士号を取得。2013年、São Paulo Research Foundation のスカラーシップにて、日本に半年間の留学。2015年には、日本財団より5年間の奨学金支給を受け、再来日。尺八を柿堺香、菅原久仁義の両氏に師事し、横山勝也師の古典本曲及び琴古流を習得。2020年、東京音楽大学大学院博士後期課程にて尺八の研究で博士号を取得。2021年より、鹿児島地方の古楽器である天吹を白尾國英に師事。現在、同大学非常勤講師(世界音楽概論)。2021年度、2023年度「カワイサウンド技術・音楽振興財団」研究支援受賞。2023年度「花王芸術・科学財団」研究支援受賞。日本音楽集団団員。天吹同好会会員。Japan Shakuhachi Professional-players Network (JSPN)会員。「Ensemble 紫音~Shion~」、「ココペリ楽団」メンバー。


Rafael Hiroshi Fuchigami

【Biografia resumida】

Doutor (PhD) em Música pela Tokyo College of Music (TCM). Pesquisador no Instituto de Etnomusicologia da TCM e no Projeto “Arts Management for Traditional Japanese and Asian Music” do Ministério da Cultura. Intérprete de shakuhachi na orquestra de instrumentos tradicionais "Pro Musica Nipponia" (Nihon Ongaku Shudan). Membro da JSPN (Japan Shakuhachi Professional-players Network). Professor licenciado (Shihan) pelo The International Shakuhachi Kenshu-kan. Recebeu orientação de shakuhachi dos professores Kaoru Kakizakai e Kuniyoshi Sugawara. Desenvolve intensamente concertos e atividades musicais como tocador profissional de shakuhachi no Japão, sendo um dos poucos estrangeiros a conquistar essa condição. Em seu repertório constam músicas tradicionais, modernas e contemporâneas, música clássica e música brasileira. Como pesquisador, suas áreas e temas de pesquisa são: Educação Musical, Etnomusicologia, Imigração Japonesa, Performance em Shakuhachi, Hitoyogiri (Flauta Medieval Japonesa) e Tenpuku (Flauta Tradicional de Kagoshima).


【Biografia ampliada】

2008

– Ingressa no Curso de Bacharelado em Música (Flauta Transversal) na UNICAMP.

2010

– Contemplado com a Bolsa de Iniciação Científica 1 pela FAPESP.

2011

– Contemplado com a Bolsa de Iniciação Científica 2 pela FAPESP.

2012

– Se forma como Bacharel em Música (Flauta Transversal) pela UNICAMP.


– Inicia o Mestrado em Música pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, como bolsa de estudos de Mestrado da FAPESP.

2013

– Contemplado com a  Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior pela FAPESP, estudou shakuhachi por 6 meses no Japão no The International Shakuhachi Kenshu-kan (KSK) e no Sugawara Hogaku Kenkyushitsu.


– Atuou como solista na estreia mundial da obra "Musashi - Poema Sinfônico para Shakuhachi e Orquestra", com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP.

2014

– Torna-se Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP, tendo defendido e publicado a dissertação "Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil".

2015

– Contemplado pela Bolsa de Estudos da Nippon Foudation por um período de 5 anos, muda-se definitivamente para o Japão.

2016

- Ingressa no Doutorado (PhD) do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Música de Tokyo, na Área de Educação Musical para realizar pesquisa sobre o shakuhachi.

2017

– Torna-se Pesquisador Assistente na Universidade de Música de Tokyo.

2018

– Aprovado na audição da Nihon Ongaku Shudan (Pro Musica Nipponia, a principal orquestra de instrumentos tradicionais do Japão) e se tornou membro oficial do grupo.

2019

– Recebe o título de Shihan (Professor Licenciado) de Shakuhachi pelo The International Shakuhachi Kenshu-kan (KSK).

2020

– Conclui o Doutorado (PhD) em Música, se tornando o primeiro aluno da Universidade de Música de Tokyo a concluir um Doutorado na Área de Educação Musical. Sua tese tem como tema "A construção de japonesidades no processo de aprendizado do shakuhachi no Brasil". Após se formar, passa a trabalhar como Pesquisador no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Música de Tokyo.

2021

– Torna-se membro da organização JSPN (Japan Shakuhachi Professional-players Network).

 

– Contemplado com financiamento da Kawai Foundation para realizar pesquisas sobre o shakuhachi na Biblioteca Nacional do Japão e também realizar atividades musicais e acadêmicas no Brasil no ano de 2022.

 

– Juntamente com o trabalho de Pesquisador no Instituto de Etnomusicologia, torna-se Pesquisador no grupo de Gestão Artística do Ministério da Cultura do Japão, em um projeto de Arte e Música Tradicional do Japão e da Ásia, realizado pela Universidade de Música de Tokyo.

Rafael é membro da Associação de Educação Musical do Japão, Associação de Música Asiática do Japão, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, European Shakuhachi Society, The International Shakuhachi Kenshu-kan, Sugawara Hougaku Kenkyushitsu, e da Tenpuku Doko-kai de Kagoshima.

Além do shakuhachi, realiza pesquisa e performance a respeito da flauta medieval japonesa “Hitoyogiri” e da flauta tradicional da Região de Kagoshima “Tenpuku”.

Realiza intesamente atividades musicais, tendo se apresentado no Brasil, Argentina, Portugal e Japão. Em seu repertório constam peças tradicionais antigas (Koten Honkyoku), Música de Câmara Tradicional (Sokyoku e Jiuta), Música Moderna Japonesa, Música Contemporânea Japonesa, bem como música clássica, temas de filmes e animês e música brasileira. Participou da gravação do documentário da NHK sobre Katsushika Hokusai e na gravação dos Álbuns “Samurai Azul Anil”, “Koten Shakuhachi Vol. III”, “Ki” e “My precious piece”.

Desenvolve intensamente concertos e atividades musicais como tocador profissional de shakuhachi no Japão, sendo um dos poucos estrangeiros a conquistar essa condição. Suas atividades se resumem a dois pilares: o da performance e o da pesquisa. Seu objetivo pessoal é a preservação da cultura tradicional dos seus antepassados e a difusão do shakuhachi para o maior número de pessoas.

 




















Comments

Popular Posts