2021年12月【天吹】のリサーチ(3/3)加治木町、蒲生町、最古の天吹への見学 TRABALHO DE CAMPO SOBRE O TENPUKU EM KAGOSHIMA PARTE 3/3

12月13日、天吹同好会会長の白尾先生と共に、姶良市加治木町と蒲生町へ見学させていただきました。この地域は武士の麓でしたので、武家門や石垣が並んでいるのがよく見られます。しかも、加治木町は天吹に特別な縁があります。加治木町では、天吹の大切な伝承者が何人か育てられた地域です。理由を聞きましたが、偶然だと思われます。最後に、現在まで残されている最古の天吹を研究しました。長さを測定し、吹奏して録音をしました。こんな貴重なものに触る日が来ると夢でも想像したことがなかったのですが、昨日は奇跡的に世界で一番古い天吹を吹かせて頂きました。感謝です!これで、今回の調査が終わりました。東京へ無事に帰りました!鹿児島の皆様に本当にありがとうございました!

Na segunda-feira me encontrei novamente com o Shirao Sensei. Ele me levou para conhecer Kajiki e Kamo, duas cidades onde no passado moravam importantes famílias de samurais de Kagoshima, inclusive os antepassados do Shirao Sensei. Um fato muito interessante, é que um de seus antepassados, Shirao Riuemon, lutou na lendária Batalha de Sekigahara, do ano de 1600. Essa foi uma batalha que definiu a história do Japão nos próximos três séculos. No final, fui à sua casa, onde pude ter contato com o Tenpuku mais antigo do mundo, guardado cuidadosamente por ele. É um verdadeiro documento histórico! Pude medir seu tamanho e suas proporções, tocar e gravar seu som, com finalidade de pesquisa. Foi uma oportunidade única! E assim encerro o trabalho de campo em Kagoshima desse ano. No próximo ano tem mais!


































Comments