2021年12月【天吹】のリサーチ(1/3)天吹同好会40周年記念会報告 Trabalho de Campo sobre o Tenpuku em Kagoshima parte 1/3

2021年12月11日(土)、鹿児島市中央公民館ホールでは、【天吹同好会40周年記念会】が行われました。天吹というのは鹿児島の伝承の竹笛です。簡単に言いますと、天吹は尺八の一つの種類です。記念会の項目には、天吹についての短講義、琵琶の弾奏、自顕流のデモンストレーション、そして天吹の演奏もありました。鹿児島の独特な文化を学ぶため、非常に貴重な機会でした。東京音楽大学付属民族音楽研究所の研究員として、天吹同好会の記念会への参加は、天吹についての研究の実地調査となりました。実は、参与観察ということで、自分も同好会の会員として舞台に上がって、一人で天吹曲のイチヤナを吹奏致しました。そして、他の会員と共に、皆でテンノシヤマ、イチヤナとシラベ、3曲を吹きました。皆さんからの応援、そして暖かい心をよく感じました。天吹同好会へ入会して良かったな~と思いました。本当にありがとうございました!同好会の皆さま、鹿児島の皆さま、大変お世話になりました!
No sábado, foi realizado o evento que comemorou 40 anos da Associação Tenpuku de Kagoshima. Tenpuku é uma flauta tradicional específica dessa região. É um instrumento muito raro, que embora tenha uma história que remonta à séculos, não é difundido pelo Japão, nem praticado em outros lugares do mundo. Era utilizado como parte do lazer/educação dos samurais de Kagoshima, antes da ocidentalização do Japão. No evento teve apresentação de Biwa, de luta com espadas do estilo Jigen-ryu e de Tenpuku. Participei do evento como pesquisador, realizando trabalho de campo. E também como membro da Associação Tenpuku (que ingressei nesse ano), toquei solo a peça “Ichiyana” e depois mais 3 peças, “Tennoshiyama”, “Ichiyana” e “Shirabe” junto com todos os membros. Agradeço de coração aos professores e membros da associação pelo calor humano e espero poder retribuir à todos todo o apoio e sinceridade.





白尾先生、ラファエル

ラファエル、上川路先生

ラファエル、小濱さん

佐野さん、ラファエル

ラファエル、赤崎さん



自顕流のデモンストレーション

自顕流のデモンストレーション

薩摩琵琶の弾奏(上川路先生)


Comments