日本音楽の音階 ESCALAS JAPONESAS
※日本音楽における音階についての記事。ポルトガル語のみ。
Amigos da música tradicional japonesa,
Quando se inicia os estudos de música ocidental, normalmente há uma divisão entre teoria e prática. Porém, no caso dos instrumentos tradicionais japoneses, nem sempre temos a oportunidade de estudar aspectos teóricos ou mesmo a história desses instrumentos. Então, a partir de agora vou escrever, aos pouquinhos, alguns aspectos da teoria e história dos instrumentos tradicionais japoneses. Hoje começaremos pela escala!
Primeiramente, há a classificação In e Yo, feita pelo especialista em acústica e artista Uehara Rokushiro (1848-1913), conforme a seguir.
Escala In (陰旋法、陰音階)
Encontrada sobretudo nos centros urbanos, na música de Koto e Shamisen. Por esse motivo, também era chamada de miyako bushi (都節 melodia de miyako, se referindo às melodias das grandes cidades ou capital do Japão). É caracterizada por ser uma escala pentatônica (5 sons), e que tem entre suas notas intervalos de semitom. É, portanto, pela ótica da música ocidental, uma escala pentatônica estruturada sobre modos menores (no caso da escala In, majoritariamente no modo frígio).
Escala Yo (陽旋法、陽音階)
Encontrada no interior, principalmente na canção folclória (minyo). Em termos gerais, se caracteriza por ser uma escala pentatônica onde não há semitom entre suas notas. É, portanto, uma escala mais alegre do que a In e se aproxima dos modos maiores da música ocidental.
Entretanto, a classificação feita por Uehara não inclui as escalas típicas da música de Okinawa, que apesar de usar intervalos de semitom entre suas notas, não é classificada como escala In. O etnomusicólogo Koizumi Fumio (1927-1983) utilizou o termo miyako bushi, que consta na bibliografia de Uehara, e sistematizou as escalas japonesas basicamente em quatro tipos, conforme segue abaixo.
Escala Miyako Bushi (都節音階)
Utilizada amplamente no Período Moderno - a partir do período Azuchi-Momoyama (1558-1600) até o final do Período Edo (1603-1868)-, principalmente na música de Shamisen, Koto e Shakuhachi. Também pode ser encontrada em algumas canções folclóricas minyo e em alguns estilos de música de Biwa. Caracaterísticas:
> pentatônica (5 sons)
> presença da quarta justa e da quinta justa
> tônica: primeira nota da escala ou a quinta justa acima dessa
> presença de dois intervalos de semitom: acima da primeira nota da escala e da quinta justa acima dessa
> Música de Shamisen, Koto e Shakuhachi
Escala Ritsu (律音階)
Encontrada na música Gagaku e no canto budista Shomyo.
> pentatônica (5 sons)
> presença da quarta justa e da quinta justa
> tônica: primeira nota da escala ou a quinta justa acima dessa
> presença de dois intervalos de um tom: acima da primeira nota da escala e da quinta justa acima dessa
> Música Gagaku, Shomyo
Escala Minyo (民謡音階)
Também chamada de escala Yo, encontrada sobretudo no interior do Japão, nas canções folclóricas minyo e também nas canções infantis warabeuta. É considerada como sendo a escala que tem maior relação com a musicalidade do povo japonês.
> pentatônica (5 sons)
> presença da quarta justa e da quinta justa
> tônica: primeira nota da escala ou a quinta justa acima dessa
> presença de dois intervalos de um tom e meio: acima da primeira nota da escala e da quinta justa acima dessa
> Canção Minyo, Warabeuta, etc.
Escala Ryukyu (琉球音階)
Encontrada na música das ilhas de Okinawa e Amami.
> pentatônica (5 sons)
> presença da quarta justa e da quinta justa
> tônica: primeira nota da escala ou a quarta justa acima dessa
> presença de dois intervalos de semitom: abaixo da nota correspondente à quarta justa, acima da primeira nota da escala, e abaixo da oitava
> Música de Okinawa e Amami
É importante observar que, como característica essencial das escalas da música japonesa, a tônica pode ser a primeira nota da escala, ou então pode ser a quinta justa acima da primeira nota da escala, no caso das escalas miyako bushi, ritsu e minyo. No caso da escala ryukyu, a tônica pode ser a primeira nota da escala ou então a quarta justa acima dessa.
Para quem pratica música tradicional japonesa como entretenimento, ou seja, como amador, os conhecimentos de teoria podem ser dispensados. Porém, creio ser fundamental àqueles que lecionam música japonesa saber teoria também. Espero que esse artigo ajude professores e alunos que se dedicam à música japonesa.
Obrigado por ler!
Mais informações: ichiondojo@gmail.com
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