尺八の扱い・メンテナンス CUIDE BEM DO SEU SHAKUHACHI!

A seguir, algumas dicas de como cuidar bem do seu shakuhachi para que ele não tenha danos durante seu uso, ou mesmo por influência das mudanças climáticas.

1. Use sempre a capinha de utaguchi 歌口
Quando não estiver tocando shakuhachi, coloque sempre nele a capinha de proteção no utaguchi (bocal). Um pequeno dano no utaguchi pode impossibilitar o uso do shakuhachi. É como andar de moto: use sempre capacete.



2. Limpeza com tsuyukiri 露切り (paninho)
Quando for limpar (retirar a umidade que fica no interior do shakuhachi) após seu treino, cuidado ao usar o tsuyukiri (paninho). 
O tsuyukiri pode ser feito de algodão ou gaze. O barbante deve ter um comprimento maior do que o do shakuhachi. 


Primeiramente proteja o utaguchi com o dedo polegar de uma das mãos. Em seguida passe o omoshi (pesinho) pela abertura do shakuhachi e deixe ele escorregar por dentro do tubo, atravessando o shakuhachi. 



Em seguida, puxe o barbante até todo o paninho atravessar o tubo do shakuhachi, sempre protegendo o utaguchi.



Há modelos de tsuyukiri, omoshi e barbante tradicionais bem bonitos vendidos em lojas do Japão, como por exemplo na Mejiro.

3. Cuidados ao desmontar
Para desmontar seu shakuhachi em duas partes, tome cuidado com a região do nakatsugi 中継ぎ (encaixe) e somente desmonte ele se o utaguchi estiver protegido pela capinha.   


Segure com uma das mãos o nakatsugi (junta) com firmeza.


Com a outra mão bata com certa força sobre a mão que segura o shakuhachi, com o objetivo de causar uma vibração no shakuhachi que possa ajudar a desencaixar suas partes. 




4. Cuidados com o nakatsugi 中継ぎ (encaixe)
O encaixe do shakuhachi normalmente é bastante rígido, difícil de encaixar e desencaixar, sendo necessário o cuidado visto no ítem anterior para desencaixar o shakuhachi em duas partes. O que se recomenda é aplicar vaselina (em pasta) ou mesmo lubrificantes usados também em outros instrumentos, como flauta doce, clarinete, etc. vendido em lojas de música. Eu recomendo para meus alunos o uso de manteiga de cacau, vendido facilmente em farmácias e lojas de produtos cosméticos. A manteiga de cacau é a forma mais fácil e simples de lubrificar as juntas do shakuhachi que eu descobri até o momento.



Se deixar seu shakuhachi montado por muito tempo, corre o risco da junta "endurecer" e não conseguir mais desmontar seu shakuhachi. Portanto, mesmo que não seja necessário por motivo de transporte, recomendo desmontar o shakuhachi de vez em quando por precaução.

5. Rachaduras no shakuhachi em função de mudanças climáticas 
No Japão, o inverno é seco e o verão bastante úmido. A baixa umidade se agrava no inverno dentro das casas e prédios, onde há sempre o uso de aquecedores. No Brasil, há uma variação muito grande de temperatura e umidade dependendo da região do país onde se encontra. Então, afinal de contas, com o que se preocupar? Com a temperatura ou com a umidade do ar?
Devemos nos preocupar com a umidade do ar!!! Quando o clima fica muito seco, cuidado, pois seu shakuhachi pode rachar, em função de sua desidratação. Se isso acontecer, você pode pedir ajuda a um fabricante de shakuhachi para que o conserte para você. Se for uma rachadura superficial, poderá resolver o problema apenas utilizando tou 籐, que são amarras. Mas se a rachadura afetou o lado interno do tubo do shakuhachi, será necessário fazer correções com a laca urushi 漆 e isso poderá afetar a sonoridade do seu instrumento.

Como proteger seu shakuhachi? Sempre guardando ele em saco plástico, para evitar a perda de umidade natural do bambu.


Esses saquinhos de uso próprio para o shakuhachi são vendidos aqui no Japão. Uma outra opção são os saquinhos ziploc, utilizados para guardar alimentos.  


Há saquinhos de pano ou couro, muito elegantes vendidos no Japão. Mesmo usando esses saquinhos, recomendo colocar dentro deles os saquinhos de plástico também.


6. Como guardar no shakuhachi-bukuro 尺八袋 (saquinho)
Quando guardar o shakuhachi desmontado no saquinho, tome o cuidado de deixar a região do utaguchi próxima da região do encaixe do shakuhachi, e não o contrário. Se deixar a região do utaguchi próxima da raíz, esta pode lhe causar algum dano.


7. O que fazer com as manchas que surgem, principalmente na região do bocal e dos dedos?



Essas manchas surgem devido ao óleo que sai da sua pele e é absorvido pelo bambu. Isso mesmo! O shakuhachi é um instrumento vivo e envelhece junto com o tocador. E o que fazer contra isso? A resposta é: nada! Não há nada para se fazer. Mas o surgimento dessas manchas não é algo ruim, pelo contrário, é considerada por aqueles que já tocam há muitos anos como uma marca dos seus treinos e uma prova do esforço próprio. Um orgulho do tocador!

8. Dica especial
Para proteger seu shakuhachi da perda de umidade e também dar um brilho especial a ele, recomenda-se a aplicação de óleo de nozes, óleo de camélia ou mesmo óleo de oliva. A aplicação de óleo não é obrigatória, e se for feita, não precisa ser muito frequente. 

Cuide bem do seu shakuhachi!

Para ter aulas de shakuhachi, receber mais dicas, etc. entre em contato com








Comments