COMO ESCOLHER SHAKUHACHI
Para aqueles que já tocam shakuhachi, a seguir explico o método que utilizo para escolher um shakuhachi no momento da compra.
obs.: para iniciantes que desejam comprar seu primeiro shakuhachi, leia o artigo: Meu primeiro shakuhachi
A escolha do instrumento (dois tópicos)
1. Gosto pessoal e propósito
Se um shakuhachi é bom ou não, depende de 2 fatores: gosto pessoal e propósito para o qual o shakuhachi vai servir. Não existe entre os tocadores um consenso absoluto sobre qual shakuhachi é melhor, ou sobre qual fabricante é o mais indicado. Recomendo sempre avaliar esses dois pontos: se você gosta ou não do instrumento e, também, para quê pretende usá-lo.
Quanto ao gosto pessoal, nada tenho a dizer. Quanto ao propósito do shakuhachi, é importante o tocador definir se fará uso amador ou profissional; se vai utilizar o shakuhachi para tocar sozinho em casa ou se pretende fazer concertos e apresentações públicas; se pretende tocar músicas mais tradicionais ou repertório moderno, contemporâneo, música pop, etc. Em resumo, em primeiro lugar defina: "gosto pessoal" e "propósito".
2. Parâmetros musicais que devem ser avaliados
Observar, nesta ordem de importância, os seguintes parâmetros:
1. TIMBRE
2. AFINAÇÃO
3. VOLUME SONORO
4. APARÊNCIA
1. TIMBRE
2. AFINAÇÃO
3. VOLUME SONORO
4. APARÊNCIA
O aspecto mais importante na escolha do shakuhachi é o seu timbre, ou cor do som (音色 neiro ou onshoku em japonês). Se o timbre do instrumento não lhe agradar, dificilmente outros aspectos desse instrumento lhe agradarão. É possível o tocador, até certo ponto, com sua técnica pessoal, alterar o timbre, mas há um limite imposto pelo instrumento. Mesmo que o instrumento tenha alguns pequenos problemas de afinação, se o tocador gostar do timbre dele, sentirá prazer e confiança no desafio de encontrar um ponto de afinação que fique bonito. Mas não leve essa dica ao extremo: um instrumento com a afinação caótica (alguns sons muito baixos e outros muito altos) deve ser evitado. Cuidado! No início dos meus estudos eu mesmo já fui enganado e acabei comprando um desses, bem desafinados!
O segundo aspecto a ser considerado é a afinação. É importante salientar que não existe shakuhachi perfeitamente afinado. É o tocador que regula a afinação ao tocar o shakuhachi. Eu tenho a experiência de ter comprado um shakuhachi 1.8 e 2.4 daquele que é considerado por muitos como o melhor fabricante de shakuhachi do Japão. E mesmo assim, há sons que preciso ir regulando para afinar conforme toco, senão soa desafinado.
Se o shakuhachi tem uma afinação muito distante do padrão 442Hz, e/ou se o balanço geral das suas notas (a relação entre o ロRo e o ツTsu, entre o ツTsu e o レRe, e assim por diante) não estiver mínimamente equilibrado, exigindo do tocador que faça grandes regulagens a cada nota, então talvez seja melhor não comprar este instrumento.
Se o shakuhachi tem uma afinação muito distante do padrão 442Hz, e/ou se o balanço geral das suas notas (a relação entre o ロRo e o ツTsu, entre o ツTsu e o レRe, e assim por diante) não estiver mínimamente equilibrado, exigindo do tocador que faça grandes regulagens a cada nota, então talvez seja melhor não comprar este instrumento.
Em resumo, considero o timbre o aspecto mais importante do shakuhachi, mas se o instrumento não tiver uma afinação "aceitável", pode por tudo a perder.
Quanto ao volume do som, eu diria que isso depende do local onde o tocador pretende soprar. Se pretende tocar apenas como prática pessoal, o volume pouco importa. Se pretende tocar profissionalmente, há muitas salas de concerto em que é necessário ter um bom volume sonoro para que a música seja projetada para o público. Principalmente se o objetivo for tocar juntamente com outros instrumentos.
É importante observar que, muitas vezes, conforme o tocador vai conhecendo melhor seu instrumento e aprimorando sua técnica, o volume sonoro e a reverberação que consegue atingir com o instrumento se ampliam. Por esse motivo, não considero o volume sonoro como fator primordial na escolha de um shakuhachi.
É importante observar que, muitas vezes, conforme o tocador vai conhecendo melhor seu instrumento e aprimorando sua técnica, o volume sonoro e a reverberação que consegue atingir com o instrumento se ampliam. Por esse motivo, não considero o volume sonoro como fator primordial na escolha de um shakuhachi.
Por último, a aparência. Sobre isso, não tenho quase nada a dizer. Olhou, gostou, aprovou! Mas é importante observar que, nem sempre a boa aparência está relacionada com o bom som. É como escolher um namoro, em que na maioria das vezes somos guiados pela beleza da pessoa em um primeiro momento, mas se a personalidade não agradar, não faz sentido continuar (risos).
Espero ter ajudado em algo.
Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail:
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