オペラシティ〈近江楽堂〉Concerto na Opera City de Tokyo

(versão em português está abaixo) 

2019年07月29日
オペラシティ〈近江楽堂〉のコンサートについて
尺八、箏、チェンバロ   
 
皆さん、

お元気ですか。
暑さはもうしばらく続きそうです。熱中症にはお気をつけください。
尺八の演奏活動を報告させていただきます。

7月27日(土)、オペラシティの近江楽堂に行った「Encontro Musical 音楽の出会い~その4~」を無事に終わりました。沢山の友人や邦楽の愛好家、また音大の先生、和楽器に興味がある方々も観に来ていただきました。誠にありがとうございました!

「Encontro Musical 音楽の出会い」というシリーズを始めたのは、2017年6月でした。あっという間に二年過ぎました。お箏・三味線・上方唄の松浪さんと共に計画を作ります。私はコンサートの計画を作るのがあまり上手ではないのですが、松浪さんにいろいろ習いました。本当にお世話になっています。松浪さんと共にいろいろチャンレンジして、このシリーズはだんだん楽しくなってきました。

今回は、チェンバロ奏者・作曲家の根本卓也さんがゲストで参加していただきました。チェンバロと和楽器のコラボから産み出された独特な音色、また根本さんの新作もとっても素敵でした!

1部で、お箏と尺八の二重奏曲、根本卓也に作曲してくださった「歌」という箏ソロの初演、尺八古典本曲、チェンバロソロとチェンバロとお箏の二重奏曲。2部で、尺八・箏・チェンバロ三人でアヴェマリア、尺八とチェンバロ二人でマルチェッロオーボエ協奏曲、加えて根本卓也さんに作ってくださった「童謡による組曲」、オデオン(ブラジル音楽)。とっても楽しかったです!

初めて、尺八とお箏とチェンバロという編成で演奏しましたので、緊張しました。けれども、とっても綺麗な音色が産み出されたと思います。お箏の松浪さん、チェンバロ・作曲の根本さん、ありがとうございました。また、私たち3人で演奏するのを楽しみにしています。

スタフや友人達や応援してくれる方々のお力添えをいただき、大成功でした!心から感謝しております。
これからもっと頑張りたいと思います。
それでは、また「Encontro Musical 音楽の出会い」~その5~でお会いするのを楽しみにしています。

いつもオブリガードです!

渕上ラファエル広志

 

Concerto no Opera City de Tokyo - Sala Ohmigakudo -dia 27 de Julho de 2019-Shakuhachi, Koto, Cravo 

No dia 27 de julho, sábado, realizei um concerto no Opera City, na sala Ohmigakudou, juntamente com a tocadora de koto Matsunami Senshi e com nosso convidado cravista e compositor Takuya Nemoto. Esta foi a 4a Edição da série de concertos que tenho realizado desde 2017 com a Matsunami-san.

Desta vez apresentamos peças tradicionais japonesas tocadas com koto e shakuhachi, arranjos de músicas japonesas tocadas com koto e cravo, também enfrentei o desafio de tocar com shakuhachi acompanhado pelo cravo o Concerto para Oboé de Alessandro Marcello, bem como houve a estreia mundial da peça "Uta (Canção)" e "Ciclo de peças infantis japonesas", duas obras criadas especialmente para este concerto pelo Nemoto-san.

Ficamos muito felizes com resultado sonoro da combinação de cravo, shakuhachi e koto. Foi de grande satisfação a reação do público, que além de lotar a sala, também gostou muito da apresentação. Quando se encerrou o concerto já haviam pessoas perguntando quando será a próxima edição do "Encontro Musical". Esta reação do público é um grande incentivo para continuarmos este trabalho de colocar no palco instrumentos tradicionais e colaborar com a manutenção e expansão da cultura tradicional do Japão, bem como também ampliar um pouco as fronteiras e realizar intercâmbio com outros instrumentos e estilos musicais.

Gostaria de agradecer muito aos amigos, apoiadores, staffs, pessoas que colaboraram direta e indiretamente para o sucesso deste concerto.

Continuarei firme, me dedicando.

Grande abraço!!!
Rafael Hiroshi Fuchigami








Comments