MEU PRIMEIRO SHAKUHACHI
Quer comprar seu primeiro shakuhachi e não sabe por onde começar? Primeiramente vamos entender as opções de shakuhachi que existem, desde iniciante até estudante avançado ou profissional.
Tipos de Shakuhachi: PVC, Madeira, Resina, Bambu
1. PVC (recomendado para iniciantes)
Opção de mais baixo custo. É um shakuhachi fabricado com cano de PVC, capaz de produzir muito bem os sons básicos. Vale a pena para quem quer experimentar tocar shakuhachi, mas não está seguro se vai gostar, e não quer investir logo de início em um instrumento caro.
2. Madeira(para iniciantes)
Tem um formato parecido com o de bambu, alguns deles se desmontam em 2 partes encaixáveis, como o de bambu, mas a afinação e timbre nem sempre são bons. Até o momento não encontrei nenhum que tenha uma boa sonoridade. O preço não é tão acessível e por esse motivo tenho muitas restrições para recomendar esse instrumento.
3. Resina(recomendo para iniciantes)
É uma opção não tão barata como o de PVC, porém é mais barato do que um de madeira. Se desmonta em 2 partes encaixáveis. Tem o peso e o formato muito semelhantes ao bambu e tem boa qualidade de timbre e afinação. Recomendo!
4. Bambu
Recomendo comprar um de BOA QUALIDADE. Na dúvida entre comprar um shakuhachi de bambu de qualidade duvidável OU comprar um shakuhachi de Resina, é preferível o de Resina.
Cabe ressaltar que os modelos profissionais de shakuhachi são todos feitos de bambu. MAS, nem todo shakuhachi de bambu tem boa qualidade. Cuidado na hora de comprar!
Entre os shakuhachi feitos de bambu, há aqueles que são chamados de JIARI e também os JINASHI. A seguir, vamos conhecer a diferença.
JIARI (ou JINURI) é o shakuhachi moderno, utilizado em concertos, afinação 440 ou 442, fabricado com o objetivo de tocar um amplo repertório, desde peças tradicionais até peças modernas, contemporâneas e música ocidental. No interior do tubo do shakuhachi JIARI é aplicado uma pasta (JI) e uma laca especial (URUSHI) e o instrumento se divide em 2 partes encaixáveis.
Já o JINASHI shakuhachi é feito normalmente apenas com bambu, sem uso de pasta e laca e não se divide em duas partes, sendo constituído de uma peça única. Porém, é importante observar que, na grande maioria das vezes, o JINASHI shakuhachi (entendido como um instrumento feito nos moldes do shakuhachi mais antigo, como se fosse um instrumento de época) é, também, um instrumento contemporâneo. Vou explicar.
O JINASHI shakuhachi fabricado no Período Edo (1603-1868) ou início do Perído Meiji (1868-1912) tinha um padrão de afinação completamente diferente da afinação do JIARI shakuhachi e do JINASHI shakuhachi dos dias atuais. Segundo os estudos do Prof. Satoshi Shimura, o JINASHI shakuhachi do período Edo tinha variações em sua afinação e sonoridade de acordo com a região do Japão onde se encontrava. Sendo assim, um JINASHI shakuhachi feito nos moldes antigos da região de Kansai, por exemplo, era diferente de um shakuhachi de uma outra região, como o shakuhachi de Kyushu. Em outras palavras, havia uma regionalidade no shakuhachi daquela época. O JINASHI shakuhachi dos dias de hoje, em sua maioria, não são fabricados levando em consideração as características regionais do Japão de antigamente..... Assim, o JINASHI dos dias de hoje, na maioria dos casos, são instrumentos tão modernos quanto os JIARI, porém, com uma sonoridade e afinação próxima dos shakuhachi antigos.
Para fazer aula de shakuhachi ou para maiores informações, entre em contato com:
ichiondojo@gmail.com ou fuchishaku@gmail.com
ichiondojo@gmail.com ou fuchishaku@gmail.com
Comments
Post a Comment